Harmonize seu vinho - Parte 1

QUEIJOS

Você ama queijos e vinhos, como eu? Então essas dicas sao para você! A combinação entre vinhos e queijos é antiga e, diz a lenda, que surgiu na França. O lema principal nas vinícolas da região era: “para vender vinhos, sirva queijo”. No entanto, na prática, achar uma combinação perfeita entre queijos e vinhos nem sempre é uma tarefa fácil. Então aqui vão algumas dicas que irão facilitar na escolha, lembrando que aqui destacamos o que dizem especialistas, porém o mais importante é agradar o seu paladar e tornar seus momentos inesquecíveis.

 

Os queijos curados e frescos, quase em maioria, harmonizam muito melhor com os vinhos brancos leves e que tenham um nível mais alto de acidez. Além disso, é importante escolher uma bebida mais seca, que não vai brigar com as texturas e sabores do queijo. Por isso, aposte em um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc;

Já os queijos brancos moles pedem uma bebida que faça um contraponto entre o sal presente no queijo e os delicados sabores adocicados que vem do vinho. Nesses casos, invista em uma garrafa de  Pinot Noir, Cabernet Franc nos tintos e Sauvignon Blanc ou mesmo em um espumante brut, nos brancos.

 

Os queijos considerados semimoles aceitam sem grandes conflitos de paladar os brancos de forte aroma, assim como alguns tintos mais frutados e leves, como os Carmenere e Merlot.

 

Os queijos duros, por sua vez, possuem sabores mais intensos e complexos. Como vimos por aqui, os processos de maturação fazem com que esses queijos exijam bebidas mais encorpadas. Para não errar, aposte nos clássicos Cabernet Sauvignon ou Syrah, preferencialmente maturados em barricas de carvalho. Também é comum harmonizar com os italianos de Chianti, Nebbiolo, Brunello

 

E para finalizar, para acompanhar um bom queijo azul, dê uma chance aos vinhos doces, como o Porto e Colheitas tardias, que vão promover o contraste doce/salgado que a harmonização exige.

 


 

PEIXES

Geralmente, quando pensamos em peixes, a primeira harmonização que vem a mente é com vinhos brancos. E, de fato, na maioria das vezes, essa harmonização é perfeita, entretanto é importante levar em consideração questões como delicadeza, cor da carne e preparo. Apesar de pouco comum, também é possível acertar na harmonização com os vinhos tintos. Harmonizar vinhos com peixes é uma verdadeira arte e, com o tempo, é possível aprender, se inspirar, ousar e testar cada vez mais combinações. Não tenha medo: pesquise, treine e experimente. Os resultados são deliciosos e podem lhe surpreender.

 

O vinho que combina com peixe de cada tipo

Dizer qual vinho combina com peixe não é assim tão simples. Cada fruto do mar se harmoniza melhor com um tipo de bebida. Veja abaixo quais vinhos combinam com alguns peixes.

 

Peixes delicados

Peixes de sabor delicado como o robalo, o linguado, a tilápia e o haddock são muito bem acompanhados por vinhos brancos cítricos e frescos, como os feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Chardonnay . Aqui a harmonização é feita por semelhança e peixe, acompanhamento e bebida devem ser delicados.  

 

Peixes médios

Truta, bagre, garoupa, bacalhau, halibute e tamboril, que são peixes de porte médio, pedem vinhos perfumados e de corpo médio, como o Chardonnay.

O bacalhau também aceita harmonização com vinhos tintos leves, frescos e frutados, como os vinhos tintos jovens da região do Dao.

 

Peixes carnudos

Peixes carnudos, como o atum e o salmão fazem ótima combinação com vinhos de uva Chardonnay ou com um espumante Rosé. O Pinot Noir, é um vinho tinto e leve que também pode ser uma alternativa eficiente e deliciosa.

 


 

CARNES (cordeiro, coelho, vitela e outras carnes)

Qual vinho harmoniza melhor com os diversos tipos de pratos de carne? Um tinto potente e encorpado ou um delicado e elegante? Sao inúmeros tipos de carne e formas de preparo, mas calma… separamos dicas de ouro para lhe auxiliar nessa escolha. Entretanto tenha em mente: sentar ao redor da mesa, acompanhado de quem se ama e viver momentos inesquecíveis é sempre a melhor combinação!

 

Carne cozida

Por serem pratos geralmente com um teor de gordura um pouco mais elevado, por conta do tempo de cocção da carne na panela, é ideal escolher um vinho com acidez elevada e taninos marcantes, como aqueles produzidos com a uva Tempranillo.

 

Carne grelhada

Carnes vermelhas grelhadas precisam de vinhos encorpados e com taninos marcantes, discretamente ácidos, para complementar seu sabor.

Os Malbecs argentinos e Tannats uruguaios sejam uma boa opção para esse tipo de carne. Para valorizar o sabor dessa harmonização, é indicado que a carne esteja mais mal passada.

 

Churrasco

Quem ama churrasco, como eu levanta a mão! E com vinho então, fica perfeito! A fumaça do churrasco traz sabor a carne e influencia muito no que você percebe na carne.

As uvas Malbec sempre vão muito bem com carnes vermelhas em geral, mas se você tem um churrasco com diferentes peças, vale a pena investir em uma garrafa de Cabernet Sauvignon. Ela é mais equilibrada e fácil de harmonizar com os vários sabores que saem do fogo.

 

Almôndega

A almôndega é uma carne que, geralmente, vem acompanhada de algum tipo de molho. Sendo assim, nossa dica é que você se preocupe em harmonizar seu vinho com ele. Para os pratos clássicos de almôndega com molho de tomate, prefira vinhos leves e tradicionais, como os italianos ou um Carménère chileno.

 

Costela

A costela é uma carne muito peculiar, de sabor forte e marcante, além de um alto teor de gordura. Aqui você tem duas opções: harmonizá-la com um vinho suave, para respeitar o sabor da carne ou com um vinho igualmente marcante, que vai complementar essa experiência.

Para quem vai de suave, uma boa pedida é a Pinot Noir, que é elegante e discreta na medida certa. Para quem quer ousar, a Syrah vai lhe garantir uma experiência muito interessante com as costelas.

 

Carne de porco

Carnes de porco também harmonizam bem com vinhos. Vinhos de taninos mais suaves, como Cabernet Sauvignon combinam porque esta carne produz peças delicadas e que podem ter seu sabor comprometido com uvas mais fortes.

 

Carne de frango

A carne de frango também têm várias maneiras de preparo. Para aprender a fazer a harmonização de vinhos e carne de frango, é preciso se atentar a alguns detalhes:

Para carnes servidas sem molho, opte sempre por uvas brancas e discretamente marcantes, como as presentes nos espumantes brut ou nos vinhos feitos com Chardonnay;

Para carnes de frango com molhos suaves, harmonize com uvas igualmente leves, como a Pinot Noir ou Merlot;

Molhos cítricos, por sua vez, devem ser harmonizados com brancos feitos com Sauvignon Blanc;

Frangos servidos com queijo ou molho de queijo podem ser acompanhados por uma boa taça de Syrah, por conta do sabor mais forte do prato.

 

Carnes de caça

Carnes de caça de maneira geral apresentam sabor muito mais marcante do que as tradicionais carnes de boi, porco ou frango. Exatamente por isso, só conseguem harmonizar bem com vinhos igualmente encorpados, que não são prejudicados por sua forte presença.

Por isso, ao servir carnes como pato, coelho e até mesmo cordeiro, prefira harmonizá-las com vinhos feitos com uvas Tannat, Cabernet Sauvignon e até a Syrah.

 


 

MASSAS (do simples molho de tomate ao carbonara)

Quando penso em massa e vinho, automaticamente recordo a tarantella italiana. Uma das combinações mais tradicionais de comidas e bebidas que existe no mundo é a de vinho com pratos de massa.

Você pode combinar sua massa com o vinho que quiser, porém, uma harmonização bem-feita pode fazer a diferença na hora de saborear esses pratos. Que tal aprender a combinar as suas receitas com os vinhos mais indicados?

 

Molhos de tomate com Vinhos tintos italianos

O molho de tomate é o mais tradicional para se acompanhar um prato de massa. Essa receita, tradicionalmente italiana, combina muito bem com vinhos tintos de médio corpo, mas com acidez marcante, produzidos na região, como os Chianti, Primitivo e Brunello di Montalcino.

Por isso, para massas com molho de tomate a regra é simples para não errar: basta escolher vinhos tintos italianos para mandar bem na harmonização (mas não se sinta inibido caso queira optar por outros vinhos tintos!).

 

Molhos com carne com Vinhos tintos mais marcantes

Os molhos feitos com carne são um dos mais consumidos no mundo todo. O clássico bolonhesa e outros preparados com pedaços maiores de carne vermelha ficam perfeitos com vinhos tintos mais marcantes. Como a carne confere suculência e um pouco de gordura ao prato (seja ele de tomate ou com outra base), os tintos elaborados ajudam acompanhar esse sabor e a limpar o paladar. Para não errar selecione vinhos como Cabernet Sauvignon, entretanto, não tenha medo de arriscar com outras uvas como a Carménère e o Malbec.

 

Molhos brancos + Vinhos brancos ou tintos delicados

As massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijo por seu teor de gordura considerável, pede uma bebida que seja capaz de equilibrá-lo e de quebrar o forte sabor derivado dos ingredientes usados. Exemplo de combinação é com vinhos brancos – especialmente os da uva Chardonnay.  Para quem não é muito fã de vinhos brancos, uma boa opção para acompanhar esses pratos são os tintos leves, como os feitos com uvas Pinot Noir.

 

Molhos com frutos do mar e Vinhos brancos e rosés

Massas preparadas com frutos do mar e peixes também têm vinhos ideais para acompanhá-las. O desafio é fazer com que comida e bebida sejam valorizadas. Por isso, considere os temperos, assim não haverá sobrecarga de sabores, "matando" a presença dos frutos do mar, que deverão protagonizar o prato. Os brancos e rosés são perfeitos para acompanhar a delicadeza desses sabores, sem comprometê-los ou ofuscá-los. Aqui a dica é infalível e não deixa chances para erros. Invista em produtos frutados, florais e cheios de frescor, não comprometendo ou ofuscando os ingredientes usados no prato. 

 

Molho pesto + Vinhos brancos leves e frescos

Você aprecia um bom pesto? Eu sou fa de carteirinha, e inclusive, faço o meu molho pesto caseiro, que, cá entre nós, é o melhor que já comi!

Para poder acompanhar essa receita com sabores tão característicos, nada melhor que vinhos brancos leves e frescos, que equilibram a experiência com o óleo e o queijo que compõem a receita. Indicamos nesse caso a uva Sauvignon Blanc.

Sobre a loja

Somos uma loja online de produtos finos e sofisticados para você que aprecia os melhores momentos da vida, seja apenas em sua companhia, em família, com amigos ou muito bem acompanhado. Venha nos conhecer e provar dessa experiência única!

Social
Pague com
  • Pagali
  • PagSeguro V2
Selos

D'Liv Rio - Wine & Delicatessen - CNPJ: 42.272.313/0001-49 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail